A Inteligência Artificial e os Falsos Videntes que arrecadam milhões na internet

O mundo digital abriu as portas para uma variedade de serviços, incluindo a consultoria de videntes online. Entretanto, uma investigação revelou que muitos desses chamados videntes não são mais do que programas de computador sofisticados, projetados para imitar videntes reais e enganar consumidores desavisados. 

Touro de Ouro

Um exemplo notório é o do "vidente" Touro de Ouro. Investigado pelo site Zonabranca.com, descobriu-se que este suposto vidente, que atraía milhares de internautas no Brasil e em países de lingua espanhola, com previsões consideradas acertadas, se trata na realidade um software programado para responder automaticamente a formulários, criando a ilusão de interação pessoal​​.

Outro caso similar é o de Tupak, um "vidente" eletrônico, também explorado pelo Zonabranca.com. Tupak, anunciado em sites e redes sociais, prometia insights visionários e conselhos para a vida. No entanto, ao testar o serviço com um nome fictício, ficou claro que Tupak era apenas um programa automatizado, incapaz de discernir entre um cliente real e fictício, mas continuando a enviar previsões genéricas e persuasivas​​.

Armadilhas financeiras

A prática enganosa desses falsos videntes frequentemente leva a armadilhas financeiras. Muitos consumidores são induzidos a pagar por serviços ou produtos associados, como o "Ativador Universal de Sorte" de Tupak, sem perceber que estão interagindo com um software e não um ser humano. As políticas de sites como o de Tupak, geralmente em letras miúdas, revelam que os conteúdos oferecidos são meramente de entretenimento, deixando os consumidores vulneráveis e, muitas vezes, financeiramente prejudicados​​.

Blanche de Santo André é outro exemplo notório. Este site suíço, parte de um sistema maior de sites de vidência online, também utiliza um software para simular consultas de vidência. As "consultas" eram meramente respostas automáticas, e a própria imagem da "vidente" é uma foto comprada em um site de imagens, conforme divulgado em artigo de zonabranca.com​​. Reclamações de clientes enganados, encontradas no site "Reclame Aqui", evidenciam a frustração e o prejuízo financeiro sofrido por muitos que buscavam orientação genuína e acabaram sendo vítimas de um engano​​.

Estes casos demonstram a importância crítica de se manter vigilante e cético em relação a serviços online que prometem insights pessoais ou espirituais. A propagação e facilidade da Inteligência Artificial tende a tornar esse golpes aind amais difícieis de serem detactados.

A linha entre entretenimento e engano pode ser tênue, e é fundamental que os consumidores estejam cientes dos riscos associados a esses serviços. Fica evidente que, embora a tecnologia possa oferecer novas oportunidades para exploração e engano, também oferece as ferramentas para descobrir e expor tais fraudes. A responsabilidade recai tanto sobre os consumidores, em serem cautelosos e informados, quanto sobre os reguladores e plataformas online, em garantir que tais práticas enganosas sejam desencorajadas e punidas adequadamente.

zonabranca.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

4 + 1 =