Se ajoelhar perante IMAGENS significa adorar? Artigo católico tenta desmistificar isso mas acaba se enrolando

Se ajoelhar perante IMAGENS significa adorar? Artigo católico tenta desmistificar isso mas acaba se enrolando – Discutindo e desmistificando a questão.

Dados: Significado de prostrar. Ajoelhar significa prostrar? Ajoelhar é adoração? Palavra prostrar. Adorar imagens de santos é pecado?

Um artigo do site CATOLICOSNABIBLIA.COM.BR começa com o título “Se ajoelhar diante de uma imagem, significa adorar? O que diz a Bíblia?” e apresenta logo no início uma imagem que mostra os judeus prostrados diante da ARCA DO SENHOR.

Em seguida o site diz: “Os protestantes afirmam que se prostrar (ajoelhar) significa adorar. Por isso os Católicos ao se prostrarem (Ajoelharem) perante alguém ou algo estariam cometendo idolatria. Será verdade? Prostrar na Bíblia Significa adorar?”

Sou cristão desde muito jovem e não concordo que a ação de se prostrar, ou ajoelhar, significa adoração. Na verdade é obvio que não significa. Adoração vai muito além do mero ato físico de se ajoelhar e, ressalte-se, logo de início, que DEUS não quer mais de adoradores que o adorem com gestos ou presentes. Ele diz que busca adoradores que o adorem “em espírito e em verdade” porque gestos e presentes são atitudes externas, podem estar maquiando um coração incrédulo.

O gesto de se prostrar em algumas culturas significa submissão a uma autoridade, não significa exatamente que se considere essa pessoa como seu DEUS. O exemplo abaixo, citado no artigo mencionado, é correto quando menciona que DAVI se ajoelhando aos pés de SAUL não é idolatria.

(I Samuel 24,9) “Então Davi saiu por sua vez e bradou atrás de Saul: Ó rei, meu senhor! Saul voltou-se para ver, e Davi inclinou-se, prostrando-se até a terra.”

Deus não quer que sejam atribuídos à pessoas características que pertencem somente e ELE. Como onisciência, onipresença, poder de realizar milagres e de perdoar pecados.

Qual é o objetivo de um fiel a se prostrar diante de uma imagem? Há perguntas que podem ser realizadas que indicam se a ação é reprovável diante do que diz a bíblia sagrada.

  • Esse fiel ao se prostrar tenta se comunicar de alguma forma com o ser representado pela escultura reconhecendo sua autoridade, não como DEUS, mas como superior em algum quesito?

​​ Se o fiel deseja demonstrar ao santo que o reconhece como autoridade espiritual está equivocado, pois tenta se comunicar com o santo e ao fazer isso vai contra a bíblia sagrada que condena veementemente qualquer tentativa de comunicação com pessoas mortas e ensina que não há nada de proveitoso nisso já que os mortos não “sabem de nada”

“Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” — Eclesiastes 9:5.

“Acaso se deve recorrer a pessoas mortas a favor de pessoas vivas?” — Isaías 8:19.

 

  • Esse fiel considera que o ser humano representado pela escultura tem poderes que só pertencem a DEUS?  

Se ele acha que o santo representado na imagem pode escutá-lo no Brasil ao mesmo tempo em que escuta um fiel na Argentina ele atribui onipresença ao santo. Portanto está equivocado, na medida em que somente DEUS está em todos os lugares.

 

  • Esse fiel pede que o santo representado pela IMAGEM leve sua demanda até DEUS?

Se procede assim está também errado já que a bíblia diz que somente JESUS tem o direito de levar até DEUS as orações dos seres humanos. Só JESUS pode fazer a MEDIAÇÃO entre nós e DEUS. O Apóstolo Paulo diz na primeira carta a Timóteo no capítulo 2. “5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”

Um padre disse: “o fato de Jesus Cristo ser apontado na Escritura como único Mediador entre Deus e os homens (cfr. I Tim 2,5) não significa que Ele não possa associar outras criaturas — anjos e santos, e sobretudo Nossa Senhora — a essa Mediação

Ora, dizer que Jesus PODE ter ASSOCIADO a si OUTROS MEDIADORES é algo tremendamente TEMERÁRIO. Seguindo esse raciocínio podemos distorcer qualquer parte da bíblia, pois qualquer coisa que não está escrita PODE ser inventada por religiosos desonestos ou mesmo homens em busca de facilitar e sua busca por salvação eterna.

A própria bíblia sagrada traz uma grande advertência quanto a inventarmos novas regras e distorções da palavra de DEUS. Está em Apocalipse 22

“ 18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”

  • Esse fiel pretende apenas prestar uma homenagem ao santo, declarando-se seu seguidor e cultando-o pelo que fez.

Bem, já sabemos que santos mortos não têm poder para fazer mais nada. Portanto, não é lógico cultiá-los pelo que fizeram. Invocar o santo fulano ou dizer coisas como: "Meu santinho FULANO me ajude a consegyir emprego" é algo compretemente equivocado. Se não podem ver nem ouvir nada e a bíblia proíbe qualquer tentativa de comunicação com mortos.

Ressalte-se que a bíblia prescreve que somente DEUS pode ser cultuado. Moisés disse em Deuteronômio 6. 13 “Temam o Senhor, o seu Deus e só a ele prestem culto e jurem somente pelo seu nome.”

Se o fiel intercede em favor de pessoas mortas está também indo contra princípios bíblicos na medida em que a bíblia ensina que cada um responderá por si mesmo

Por fim tocando na questão da ARCA, mencionada na figura no início do artigo, todos os cristãos e judeus sabem que a ARCA da aliança representava a PRESENÇA de DEUS. Portanto, se prostrar diante da ARCA significava se prostrar DIANTE DE DEUS e isso obviamente não é idolatria.

Robson Augusto – http://zonabranca.com

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


42 + = 52